OUTLANDER


Já algum tempinho que eu não falo de nenhuma série. E eu ouço falar muito bem dessa... então hoje o assunto é sobre a série britânica OUTLANDER, inspirada nos livros de Diana Gabaldon, com título no Brasil  A VIAJANTE NO TEMPO. A série esteve no ar desde agosto de 2014 e traz no elenco a atriz Caitriona Balfe, além do gatíssimo Sam Heughan.





A série narra a vida de Claire, uma enfermeira de combate na 2ª guerra mundial, que acaba viajando no tempo para o ano de 1743 e imediatamente é inserida em um mundo desconhecido de aventuras que a fazem temer pela própria vida. Logo ao chegar é encontrada pela clã Mackenzie, Jamie (Sam Heughan), um jovem guerreiro escocês, e é considerada uma espiã inglesa. Claire que é casada no século XX com Frank (Tobias Menzies), um professor de história, ao se aproximar com o tempo de Jamie, fica dividida entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas irreconciliáveis.
Envolvida em uma rede de intrigas, ela logo percebe que a única forma de sobreviver é se casando com Jamie. 





Composta de dezesseis episódios, OUTLANDER, teve seu 8º episódio exibido em setembro deste ano, retornando para exibição dos restantes em abril de 2015 nos EUA.
Para quem quiser acompanhar, vale lembrar que a série já foi renovada para sua segunda temporada, que deverá ter adaptação inspirada no 2º livro da série literária, 
DRAGONFLY IN AMBER.








                        Adorei! Eu vou acompanhar, mas quero ler o livro também. E vocês?


                                                        

FOTOGRAFE O LIVRO [Nº 1]

Já algum tempinho, me veio a vontade de fazer um post desse tipo. A ideia não é muito original, eu sei, pois eu já vi e tenho certeza que muitas também, por aí, no  mundo da blogosfera. Mas por aqui é a primeira vez né pessoal? Então me deem um crédito, pois fiz com todo capricho, escolhendo partes bem marcantes de alguns livros que eu amooo... kkkk (alguém aqui tem dúvida disso?). Então... Vou mostrar para vocês, um livro de cada vez, em vários posts futuros (sempre aos domingos). E entre tantos outros, escolhi PERDIDA de Carina Rissi para ser o primeiro.







Este é um dos livros que eu mais amei ler nos últimos tempos! É um romance com bons toques divertidos e uma história de amor encantadora. (resenha aqui): http://liza-pink.blogspot.com.br/2014/11/perdida-resenha-sinopse-sofia-vive-em.html 
Desde a capa, que é linda... tem todo um capricho no designer. Tem sinopse na contra capa e nota da autora, além de trazer dados da própria, no finalzinho do livro. 













Então... o que acharam da nova coluna do blog? Vou adorar saber da opinião de vocês!




                                       







NOMES DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO INSPIRADOS EM PERSONAGENS LITERÁRIOS

A ideia partiu da minha amiga blogueira Stefanie O. do Prateleira de Biblioteca.
Já algum tempinho visitando o blog, vi uma postagem sobre nomes de animais de estimação inspirados em personagens literários, que bem poderiam ser de estimação de qualquer pessoa (eu tenho bichinhos de estimação), e fiquei apaixonada. Daí que, logo pensei em repostar por aqui.
E pedindo licença a blogueira e já elaborando a mesma temática, eis que escolhi alguns de meus personagens favoritos para esses simpáticos bichinhos. Vamos lá...




Como não poderia deixar de ser, começo com essa gatíssima criatura que para mim não poderia ser outra senão KATNISS de Jogos Vorazes...















Este magnífico cão branco lembrou-me o mago GANDOLF de O Senhor dos Aneis.











Quem nunca teve um hamster em casa? kkkk
Que bichinho mais fofo gente... Com essa sagacidade em segurar seu biscoitão e esses olhos atentos a sua volta deveria se chamar...
TYRION (o anãozinho sagaz) de As Crônicas de Gelo e Fogo. O que vocês acham?













Com esse jeitinho dócil e parecendo precisar de proteção, lembrou-me FRODO (bolseiro), também de O Senhor dos Aneis.
















Esse autêntico gato siamês, de estrutura longilínea, corpo esbelto, arisco... só poderia ser o FOUR (Tobias Four ou quatro) da saga Divergente.















Alguém tem dúvida que esta gracinha poderia se chamar SOFIA do romance Perdida da Carina Rissi?



















Eu amo gato... e acho lindo os gatos pretos, sem nenhum preconceito! E acho que cairia bem prá esse bichano BATMAN... O Cavaleiro das Trevas, kkkk....sem trocadilho, personagem da literatura em quadrinhos.









Todos sabemos que o papagaio é um bicho "falante", que aprende rápido a emitir sons parecidos com o que ouve. Nada mais justo que se chamar ALEXANDRE, contador de histórias de Graciliano Ramos em Alexandre e outros herois.











Olha que coisa mais fofa essa filhotinha da raça golden retriever! Acho que HERMIONE de Harry Potter seria um bom nome prá ela.











A calopsita é uma ave extremamente doméstica e com sua beleza exótica, ela ornamenta o ambiente. Por isso, em homenagem a sua beleza, escolhi para seu nome... BELLA (a de Crepúsculo).









Os meus bichinhos de estimação não receberam nomes de personagens literários, mas, de personalidades públicas... Angelina (Jolie), Pitty (cantora) e Bruce (Lee). Olha eles aí embaixo...



Mas adorei a ideia e quem sabe, se futuramente adotar mais algum, escolherei sem dúvida um personagem literário para homenagear. E você, tem bichinhos de estimação? Eles têm nomes de personagens literários?  Comente aqui, o nome de seu bichinho.



                                                                                          Até a próxima,


                                        














PERDIDA - Resenha


                                  SINOPSE
Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada situação Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como voltará para casa - ou se isso sequer é possível. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda do prestativo - e lindo -Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...





"Foi então que percebi que algo estava diferente. Muito, muito diferente! Olhei em volta com assombro. Meus olhos procuravam por qualquer coisa familiar. Qualquer coisa que deveria estar ali. Que deveria estar ali e não estava!


Olá pessoal! Depois de uma pequena pausa, eis que retorno com a resenha do livro PERDIDA. Um livro que me surpreendeu e me conquistou por inteira.
Nunca li nada da autora brasileira, CARINA RISSI, por isso estava ansiosa para conferir seu trabalho. Confesso que adorei sua narrativa, no modo como conduz sua trama. PERDIDA é um romance meloso, mas na medida certa, com pitadas de humor e um leve toque de suspense.
O tema principal é VIAGEM NO TEMPO e a autora nos transporta ao século XIX, onde a história é ambientada, uma época com costumes tão diferentes e interessantes, onde a tecnologia ainda não existia.  Amei os personagens, principalmente a própria protagonista, uma mulher moderna, auto-suficiente e dinâmica, que é totalmente dependente da tecnologia, que se vê de uma hora para a outra numa aventura através do tempo. Onde aos poucos vai amadurecendo e se envolvendo com o lugar, as pessoas. Onde aprende a valorizar às coisas simples da vida e ainda de quebra conhece o verdadeiro amor.

"Sofia, vou fazê-la entender o que reluta tanto em aceitar." Eu gemi baixinho, porque, se ele iria se esforçar ainda mais... Eu realmente estaria perdida. Sem trocadilhos...


Tudo começa quando Sofia perde seu celular, que cai dentro de uma privada. Ao comprar um novo aparelho, e tentar ligar o telefone, ela é transportada diretamente para 1830, uma época totalmente diferente da atual, mas ao mesmo tempo encantadora, com seus bailes, vestidos longos, de paixões avassaladoras, que nascem de forma inesperada. Lá, ela conhece Ian Clarke, um homem charmoso, mas simples, generoso e calmo.

 O livro não traz nenhuma novidade em termos do tema da viagem no tempo, pois esse tema já foi anteriormente explorado por outros autores, mas ele é feito de um jeito tão atraente, que nos prende a atenção, fazendo com que a história não se torne entediante.

A capa do livro é simplesmente uma graça, que inclusive é ponto marcante na personalidade de Sofia: O All Star Vermelho.

Curti bastante o livro, me apaixonei pela história, seus personagens... prova disso foi pela rapidez que o li. Gostaria que não tivesse acabado. Já entrou no roll de meus favoritos. Recomendadíssimo!

Até a próxima,

                       
                                     

LITERATURA FANTÁSTICA


Sou aficcionada por romances e narrativas sobrenaturais. O post de hoje fala sobre essa temática na literatura. Aproveitando a semana de Halloween... E vocês, com certeza já repararam na quantidade de filmes, séries e livros sobre o assunto, não é mesmo? Mas antes, vamos saber um pouquinho mais...

"Na antiga literatura, os povos primitivos, relacionavam as imagens míticas, que ao longo dos séculos, permaneceram vinculadas a fé e ao ponto de vista de cada um. Com o  desenvolvimento das civilizações e do pensamento científico, o sagrado perdeu sua importância central na história da humanidade; e foi justamente nos relatos literários que ele sobreviveu, alimentando as tradições populares. 
Desta forma, surgiram as narrativas conhecidas como contos de fadas, histórias maravilhosas ou folclóricas. Embora os mitos, histórias folclóricas e contos de fadas sejam os elementos básicos da literatura fantástica, muitos englobam nesta modalidade as narrativas góticas, os relatos de terror, a ficção científica e os enredos que contenham doses de fantasia." (Fonte infoescola.com/gêneros literários/literatura fantástica).


Quando falamos de Literatura Fantástica, algumas obras nos vêm logo a cabeça, e entre as tantas que poderia citar, separei as mais clássicas e conhecidas de uma maneira geral.


Uma série de sete livros, do autor britânico C.S.Lewis. As crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcial para rádio, televisão, teatro e cinema. 
Apresentam, geralmente, as aventuras de crianças, que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam e ocorrem batalhas sobre o bem e o mal. Os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo grande Leão conhecido como Aslan.


Trilogia de livros do autor J.R.Tolkien e é um dos trabalhos mais populares do século XX.
Ocorre num tempo e espaço imaginário, numa europa mitológica, habitada por humanos e outras raças. Narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média através da luta de várias raças, Elfos, Anões, Orcs, Hobbits, para evitar que o "anel do poder" volteas mãos do seu criador Sauron, o Senhor do Escuro.



Uma série de livros de fantasia épica, escrita pelo romancista americano George R. R. Martin.
Existem três argumentos principais na história que interligam-se cada vez mais no decorrer dos livros: A crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; A ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como Os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; E a ambição de Daenerys Targareyen, a filha exilada de um rei louco deposto 15 anos antes em outra guerra civil, prestes a voltar à sua terra e reinvidicar seu trono por direito. Os livros originou a série de TV GAMES OF THRONES da HBO.



Drácula - Romance de 1897, escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvidas o mais famoso conto de vampiros da literatura.
É um romance designado como vários gêneros literários, incluindo literatura de vampiros, ficção de horror e romance gótico, tendo inspirado ao longo dos séculos XX e XXI muitas adaptações para a TV e cinema, inclusive uma das últimas acabou de ser lançado... Drácula a história nunca contada.
Fime: Drácula a História nunca contada

O romance tem forma epistolar, dando voz às várias personagens, que dão sequência ao livro por meio de cartas, diários, matérias de jornais e outros documentos.

Filme: Os Instrumentos Mortais

 Os Instrumentos Mortais é uma série literária composta por seis livros, de autoria de Cassandra Clare que são uma extensa fantasia urbana sobre todo o tipo de criatura conhecida no gênero. Conta a história da jovem Clary envolvida com uma tribo de guerreiros secreta, dedicada a libertar a terra de criaturas sobrenaturais, OS CAÇADORES DAS SOMBRAS. O primeiro livro já teve adaptação para as telas de cinema e os demais também terão adaptações.


Frankenstein - Romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica.
O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constroi um monstro em seu laboratório. Com várias adaptações também para a TV e cinema.



Como vimos acima, costuma-se destacar como algumas das principais características desse tipo de literatura, os cenários medievais e atuais (castelos, igrejas, florestas, ruínas, cidades), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, jovens), os temas recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições) e faz bastante uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a deformação do corpo) e do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, monstros) e por aí vai.

Espero que tenham gostado do tema!

Até a próxima