Suzanne Collins, autora de JOGOS VORAZES, falou que a ideia para o livro surgiu quando ela passeava pelos canais de televisão, onde, em um dos canais observou pessoas competindo em um reality show e em outro viu cenas de guerra no Iraque. As duas começaram a se confundir de um modo inquietante e a ideia para o livro foi formada.
A história é ambientada em uma nação chamada PANEM, que é formada por uma poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada por doze distritos pobres. Antes dos eventos anuais, havia um 13º Distrito, que foi destruído pela Capital, nos chamados Dias Escuros, por terem se rebelado. Daí a criação dos Jogos Vorazes, uma forma para evitar novas revoltas, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para a população de PANEM. Para os jogos, durante a celebração chamada Dia da Colheita, são selecionados por sorteio dois jovens, um casal, de cada distrito - os tributos - como são chamados.
São forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital, e precisam lutar entre si até a morte para que, no fim, reste apenas um sobrevivente.
Dando continuidade aos primeiros filmes, Jogos Vorazes e Jogos Vorazes em Chamas, em novembro de 2014 estreia Jogos Vorazes - A Esperança (parte 1), com Jennifer Lawrence mais uma vez como Katniss a frente de um excelente elenco.
CENAS DE JOGOS VORAZES - A Esperança (Parte 1)
O ator Philip Seymor Hoffman (falecido em 02/02/2014), já tinha filmado a maioria de suas cenas, mas não tinha concluído as gravações, daí os produtores do filme decidiram criar imagens do ator por computador para completar uma cena importante.
Julianne Moore será a poderosa Alma Coin, líder da revolução dos distritos contra a Capital.