O Vendedor de Sonhos # Resenha


SINOPSE:Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história sai proclamando aos quatro ventos que a sociedade moderna se converteram ao hospício global. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou mais um louco? Um romance que nos fará rir, chorar e pensar.

Quem não gosta de uma boa leitura nas horas vagas? Ou quem já alguma vez não buscou ajuda em um bom livro?

Estamos passando pelo Setembro Amarelo, uma campanha muito importante, de conscientização das pessoas em relação a prevenção ao suicídio, que atinge milhares de seres humanos no Brasil e no mundo. Aproveitando a temática, no post de hoje trago uma resenha de um livro que aborda o assunto e que possivelmente ajudaria muita gente se o lesse.

E para aqueles que pensam em pôr um ponto final na sua vida, procuro vender uma vírgula. Uma pequena vírgula para que continuem a escrever a sua história.

A história têm início com Júlio César, um professor universitário, tentanto se jogar de cima de um edifício. Após inúmeras tentativas por parte da polícia, bombeiro e até um psiquiatra de tentar convencer o suicida de não se jogar, um homem maltrapilho aparece e começa a comer uma refeição e logo inicia uma conversa com ele, a tarefa do mestre - personagem principal - não é nada fácil, mas consegue salvar a vida do homem desesperado, que fica abismado e logo passa a segui-lo.

O passado é meu algoz, não me permite o retorno, mas o presente levanta generosamente meu semblante descaído e me faz enxergar que não posso mudar o que fui, mas posso construir o que serei."

O homem maltrapilho, com eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos e ao mesmo tempo em que arrebata e as liberta de seus problemas cotidianos, arruma muitos inimigos pelo caminho. O mestre vai criando uma equipe, atraindo cada vez mais pessoas entusiasmadas com seus pensamentos revolucionários.

A todo momento, "o vendedor de sonhos", entra em locais inusitados como, por exemplo, funerais e tenta mostrar às pessoas o lado da vida que nos esquecemos, o que cada uma considera importante de fato para si, além de sentimentos e do amor fraternal. É posto em xeque a todo momento, os valores e a moralidade.

O livro aparenta ser religioso no princípio, mas ao longo da história percebemos que não é. O livro é intitulado como ficção pelo próprio autor. Trata-se de um livro de reflexão sociológica, mesclado com romance, que está por trás da história. Ele engloba vários assuntos, entre os quais, capitalismo, consumismo exagerado e preconceito.  O mestre (O vendedor de sonhos) vende pequenos sonhos, que nunca deveriam morrer dentro de cada um de nós. Ao longo da história o leitor questiona de onde vem aquele homem, se teve graduação, de como uma pessoa que mora embaixo de uma ponte, pode ser tão esclarecida? 




























  Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.






Augusto Cury, médico, psicoterapeuta, psiquiatra e escritor. Pesquisador sobre o desenvolvimento da inteligência e a qualidade de vida, com uma abordagem na construção dos pensamentos e da emoção e sua dinâmica.











Espero que tenham gostado e que a resenha possa ter instimulada em todos a leitura desse livro que, tenho certeza vai ganhar um lugarzinho especial no seu coração!


                                              

13 comentários

  1. É uma história maravilhosa, o livro é lindo resgata os sentidos da vida, é uma história bem gostosa de ler, temos que enxergar o mundo com outros olhos, Beth bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd Lucimar, é um livro que nos leva para uma reflexão de nossos próprios valores.

      Excluir
  2. Oi Beth!
    Já tinha ouvido falar no livro, mas nunca de uma forma que me fizesse desejar lê-lo, e é assim que eu me sinto depois de ler sua resenha, querendo lê-lo o mais breve possível. Acho super importante essa campanha de conscientização sobre o suicídio, muito bacana você abordar o tema aqui no blog.

    Eu li um livro esses tempos que era mais ou menos como esse, não na história em si, mas sim na ideia de que a vida é um bem precioso e que devemos preserva-la e incentivar as pessoas a encontrar seu caminho. Recomendo muito, o título é "A vida é um bilhete premiado" do Brendon Burchard, e se você não leu ainda eu super recomendo que leia. Você vai gostar :)
    Abraços
    www.ascronicasde1livroviajante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive também desejo a princípio de ler, mas gosto bastante de algumas citações do Cury, o que me levou a curiosidade de pesquisar mais a fundo esse livro. Valeu a dica sobre o autor Brendon Burchard, vou tentar incluí-lo na minha listinha de leituras. Bjos

      Excluir
  3. Já ouvi falar muito desse livro, mas as referências até agora não foram muito sólidas. Essa resenha deixou bem claro do que se trata o livro e quão interessante ele pode ser. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fábio, acredito que a leitura o agradará bastante.

      Excluir
  4. Livro maravilhoso com uma história que devemos levar para a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Nathy, é o tipo de leitura que nos desperta a consciência de valores esquecidos pela humanidade e nos motiva a resgatá-los. Bjos

      Excluir
  5. Amo os livros do Augusto Cury, esse homem arrasa demais. Esse livro ainda não conhecia mas já quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tinha lido nenhum livro do Cury, mas sempre gostei de suas citações, aliás, bem conhecidas.

      Excluir
  6. Adorei a indicação de leitura Beth, irei procurar o livro. bjus.

    ResponderExcluir
  7. Ainda nao li esse livro
    mas tenho muita vontade
    os livos dele sao incricriveis

    ResponderExcluir