A ESCOLHA # resenha



                                                                                                                                                      Assim que soube que o filme já estava prestes a estreiar, corri a reler o livro de Nicholas Sparks,
A Escolha, que deu origem para as gravações do filme para a telona. Confesso que já havia começado a ler este livro faz um bom tempinho, mas acho que o momento não foi muito propício na época, pois achei a leitura cansativa e acabei largando o livro prá lá...Mas agora, com o filme pronto, vendo o trailler me animei e retornei ao livro, do início. E estou trazendo a resenha do mesmo agora, com as minhas devidas impressões da história.









                                                                                                                                                  Sinopse: Conta a história de duas pessoas bem diferentes: Gabby Holland, uma mulher da Carolina do Norte (EUA), que sempre obedeceu aos pais, comportou-se bem e nunca arranjou muito tempo para si, e Travis Parker, o veterinário da cidade, que adora viver nos extremos, com seus esportes radicais. Acontece que Gabby e Travis tem algo em comum: são vizinhos e amam cachorros. Ele tem um boxer gigante e ela, uma border collie. E, graças aos cães, os vizinhos se conhecem.

Já ouvi muita crítica boa e outras não tão boas assim das histórias que Nicholas Sparks conta... Eu penso que na maioria das que eu conheço, acho-as simplesmente lindas, com finais surpreendentes!


                       "Histórias são únicas, assim como as pessoas que as contam, e as melhores 
                           histórias são aquelas cujo final é uma surpresa". 


Travis é um daqueles homens que possui tudo o que poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais e uma linda casa beira-mar. Bem, mas nem tudo é perfeito... seus relacionamentos são apenas passageiros e para ele isso sempre foi suficiente. Pelo menos foi, até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na sua porta. Um primeiro encontro totalmente inusitado, em que Gabby apesar dos esforços para tentar explicar o motivo de sua presença ali, acaba por ser atropelada pelo cachorro daquele homem "festeiro", "Sr. meu cão deve ser livre" e "eu não trabalho às sextas". Apesar de tudo Gabby achava que ele poderia ser um cara legal. Sua cadela, Molly, estava grávida e ela veio detonar seu vizinho "irresponsável" e seu cachorro Moby, que era, ao que tudo indicava, responsável por tal situação.
Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não conseguia evitar se engraçar com Gabby, sem saber que seus esforços persistentes o levariam a uma jornada que ninguém poderia prever.

Não havia como negar que ele estava interessado nela. E isso era estranho, porque ela não fazia o tipo dele. Mas gostava da natureza espirituosa que ela tinha, seu autocontrole e sua autoconfiança.

O livro está dividido em duas partes. A primeira temos Travis deixar as memórias tomarem conta de si mais uma vez, antes de imaginar o que aconteceria a seguir. É quando ele revê a rotina que levava, os fins de semana com os amigos Matt, Joe e Laird e suas esposas Megan, Liz e Allison e seus filhos. De quando e como conheceu Gabby. As visitas de sua irmã Stephanie. Na segunda parte, temos Travis confrontando a questão mais cruel de todas: Até onde iria para manter o amor de sua vida?

Recém chegada a Beaufort, pequena cidade da Carolina do Norte, para ficar mais próxima de seu namorado, Kevin, Gabby está estressada com a falta de amigos, com o chefe do hospital em que trabalha, que a assedia, com as mães hipocondríacas com as quais lida todos os dias e após despejar todas as semanas de frustração em Travis, ainda descobre que o vizinho é o veterinário da cidade e que seu cachorro é castrado,

                    " A única coisa que ela sabia com certeza era que ela nunca conseguiria superar
                       o que havia feito, e como não havia uma pedra grande o bastante para que ela
                       se enfiasse embaixo, o melhor seria procurar um modo de evitar encontrar
                       Travis por algum tempo. Não eternamente, é claro. Um intervalo de tempo
                       razoável. Como os próximos cinquenta anos". 
                      

Mas não foi isso o que aconteceu. Resolveram tentar de novo e se conhecer começando pelo "oi". A partir daí, a relação entre os dois muda completamente...e logo seguem-se dias de longas conversas, de uma certa cumplicidade e atração mútua. E a primeira escolha tem de acontecer.
Gabby tem que escolher entre seu namorado de quatro anos, com quem pretendia se casar ou por Travis, o vizinho bonitão, que a conquistou por completo. Por Kevin, que apesar de se esquivar do casamento que ela tanto deseja, mas que sabia o que esperar, ou Travis, por quem não tinha nenhum tipo de expectativa em relação ao que viria depois...

Os anos passam e concluímos que Gabby fez sua escolha: Travis. E depois veio o casamento, aniversários de casamento, aniversários de suas filhas: Christine e Lisa. E depois o acidente, que deixou Gabby em coma por três longos meses. E Travis tinha que fazer a sua escolha.

                     "Por favor, acorde!" "Por favor, querida. Faça isso por mim. Por nossas
                       filhas. Elas precisam de você. Eu preciso de você. Abra os olhos antes 
                       de eu ir, enquanto ainda há tempo..."


Pessoal, é Nicholas Sparks! Sempre tem que rolar aquelas lágrimas né. Poderia ser apenas uma simples história de amor. Com pessoas normais, suas vidas normais. Duas pessoas que se conhecem, se apaixonam. E é. Com todos os clichês envolvidos...na primeira parte do livro, mas no final, tem o inconfundível toque do Sparks, aquele que nos levam as lágrimas.

"Tem lições sutis sobre o amor e a esperança. (...) Reforça a teoria de que todas as escolhas, independentemente do quanto possam parecer sem importância, sempre tem consequências, mesmo que num futuro distante. Sparks se tornou um excelente contador de histórias graças à sua capacidade de pegar pessoas comuns, colocá-las em situações extraordinárias e criar conclusões inesperadas".
(BookReport.com)

Acho que os fãs de Nicholas Sparks não se arrependerão de ler este romance, que como outros anteriores, torna-se um clássico new adult. E quem puder, corram a ver o filme, pois no próximo post estarei comentando o mesmo.

Até a próxima,

                                                                  

31 comentários

  1. Adoro ler livros e tenho alguns.
    Estou lendo um que quero também postar a resenha no meu blog. A pouco tempo postei uma bem legal!
    Esse livro da sua resenha parece ser muito bom! Vou procurar!
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É um livro que fala de amor, que faz refletir sobre as escolhas que fazemos e que gera consequências para os outros. A história é bem interessante, o filme deve ser bem legal, Beth beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Beth! Adorei sua resenha, muito bem estruturada e descrita. Ainda não li esse livro, mas irei procurar.E, depois de ler irei ver o filme tb. Beijos

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu não vi o filme , mas o livro é muito bom :D
    Ótima resenha ;) ficou muito boa.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Lista do que preciso ler pra ontem sem duvidas é esse ....
    Ansiosa pela filme

    Beijos, fica com Deus !
    Esmalte & cia

    ResponderExcluir
  6. estou louca e ansiosa para assistir o filme, se for como o livro precisarei de alguns lenços rsrs

    ResponderExcluir
  7. Quem viu esse filme foi a minha mulher, adora ver filmes e sua resenha bate com o que ela viu, segundo ela, sua resenha deu show, parabéns

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que o final foi um final feliz...
    Parabéns pela resenha ficou show!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Livros que fala de amor sempre me prende, fiquei curiosa para vê o filme.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu conheço o escritor mas este livro ainda não conhecia.Gostei da resenha, é interessante! Se tiver oportunidade vou ler!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  11. Uma história maravilhosa
    como se diz os opostos se atraem
    e graças aos animais
    bjs

    ResponderExcluir
  12. ai meu deus eu quero ver o filme e ler o livro srsr e agora amiga você me deixou foi curiosa com sua otima postagem

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler esse livro!
    o autor já é ótimo, a história deve ser muito boa também!
    Gostei.
    bju

    ResponderExcluir
  14. uau agora fiquei curiosa para ver este filme alias eu gosto de ler o livro antes também ...
    adorei a resenha e vou comprar o livro e ver o filme

    ResponderExcluir
  15. parabens pela resenha, ótima....tudo haver com o filme vc sempre arrasa!!!

    ResponderExcluir
  16. ótima a sua resenha, fiquei bem curiosa para ver o filme e sobre o livro tbm, vou procura-los. beijao

    ResponderExcluir
  17. Eu vi a chamada do filme e já me interessei pelo livro e depois de ler sua resenha me aguçou mais ainda conhecer o livro vou colocar ele na minha lista de leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nicholas Sparks é surpreendente em seus roteiros sim e o livro a escolha é maravilhoso! Parabens por sua resenha. Bjs
    ❂✿ Blog Solzinha Artes ❂✿–
    ❂✿– –Grupo de Divulgação SCC Blogueiros ❂✿
    ❂✿ Canal Solzinha Artes ❂✿
    。◕‿◕。 。◕‿◕。 。◕‿◕。 。◕‿◕。 。◕‿◕。

    ResponderExcluir
  19. São histórias de amor e eu me encanto com elas, ainda mais quando escritas por Nicholas Sparks. Quero muito vê o filme, mas os livros são o que nos faz viajar ainda mais, por isso pretendo ler antes de assistir. Amei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Parece o tipo de livro que eu leria em um dia, adoro tipos assim, e com sua resenha fiquei super curiosa para ler.Beijos!

    ResponderExcluir
  21. ola tudo bem ?
    não sou muito fã de livros assim mas filmes eu até assisto
    eu vou assistir este filme, parece ser bem intressante
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá querida, sua resenha esta ótima Parabéns que linda historia de amor esta fiquei curiossima pra ler.

    ResponderExcluir
  23. Parece ser uma história muito interessante, já de cara gostei do que li aqui, esse será um dos que eu vou comprar com certeza. Amei a dica Beth!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  24. Não vi o filme enem li o livro, mas pela sua resenha ele parece ser encantador, romance é muito bom eu gosto, amei o final tambem beijos

    ResponderExcluir
  25. OLá,
    Nicholas é tudo de bom, não vi o filme nem conheci o livro, gostei da resenha, bjos

    ResponderExcluir
  26. Bem o estilo de livro e filme que eu adoro.
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem? O que dizer de Nicholas Sparks? Um dos melhores autores de todos os tempos. Depois de Um amor para recordar, com certeza A escolha será muito lindo. Ansiosa para assistir. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  28. Nicholas Spark meu amor *-*
    Pra mim ele é um dos melhores autores que tem, eu estou começando a colecionar os livros dele. Ele é um autor incrivel. Este livro ainda não li mas to louca pra ler, depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda

    ResponderExcluir
  29. Achei bacana a sinopse, amo filmes romanticos que tenham cachorrinhos! Certeza que vou gostar! O autor para mim é um dos melhores!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  30. Os livros do Nicholas são bem previsíveis, mas mesmo assim eu gosto bastante de suas histórias, de me emocionar com os acontecimentos.

    Já li este livro há um tempo, mas infelizmente não me emocionou da forma que outros livros do autor emocionaram.

    ResponderExcluir
  31. Livros de romance é comigo mesmo. Gostei muito da resenha e da história do livro. Quero muito ler o livro por completo. Beijos

    ResponderExcluir