DEPRESSÃO PÓS LIVRO


Quem de nós, leitores assíduos, já não passou por uma depressão pós livro? Já explico.
Conhecida como depressão pós livro, ela surge no final de uma leitura cativante, e depois de se apegar à história por centenas de páginas (ou mais, como no caso das sagas) é hora de se despedir.
Mas isso nem sempre é fácil!
Após ler aquele livro maravilhoso fica aquela sensação de vazio... E por razão nenhuma, você não consegue engatar em nenhuma nova leitura, por não achar nada mais que lhe interesse.
Procura nas livrarias, dá uma passadinha no Skoob, visita principais site de livros, mas nada parece te interessar.

A história continua rodando na sua cabeça por dias, semanas até... e isso pode gerar desânimo e desestimular leituras futuras.

Você já passou por uma situação como essa? Eu confesso, que já vivi uma situação dessas.

E por que será que isso acontece? Alguns palpites:
                                                                            
Ou o livro era muito booom e você não consegue achar nada que se compare ou você foi vítima de um feitiço literário de alguém, para que fique semanas sem ler e se sentir desesperada quanto a isso. (kkkkkkkkkk)... brincadeirinha.
Mas o certo é que a depressão pós livro existe realmente. E o que fazer para voltar ao normal?

Mais alguns palpites:

Sabe o livro que você comprou há algum tempo, e não se animou? Tente. Se você o comprou, foi porque achou interessante. Dê uma chance... quem sabe não vai se apaixonar por ele?

Ouça dicas de amigos leitores, principalmente os que tem gosto parecido ao seu.

Se de tudo, nenhuma das opções anteriores não funcionar, leia novamente o seu livro preferido. Comigo funcionou! Voltei ao meu livro preferido e na segunda leitura, após o término, me senti pronta para seguir em frente.

Nós, apaixonados por leitura, sabemos o quanto é ruim ficar sem um livro nas mãos,  para ler, em qualquer situação.

Você tem alguma dica para a depressão pós leitura? Conseguiu sair dessa de uma maneira diferente? Conte-nos sua experiência e ajude ao leitores que estão em busca de um novo livro.


   
                                                     

22 comentários

  1. Nossa, nem me fale. Fiquei assim depois que li toda a saga de Crepúsculo, eu parecia que estava mesmo enfeitiçada pela história dos vampiros... por um bom tempo não conseguia pegar num outro livro prá ler. Depois, só mudei a história, porque continuei com as sagas de vampiros... dessa vez... Diários de um vampiro... (mas ainda não consegui ler a saga toda) eu paro, volto, leio outras coisas... hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou passando por isso flor
    sexta terminei de ler a profecia de samsara
    Ja tou em mega depressao
    Oh tortura é terminar um livro
    e quando termina vem aquela mega depre hauau

    #ClickFb
    http://blogdamiihs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que comigo não chegou a ser exatamente uma depressão mas já me senti muito mal ao terminar um livro a ponto de ficar semanas sem conseguir pegar outro . É terrível mesmo, graças a Deus não sofro disso há um bom tempo e o mesmo de agosto chegou com tudo , já li dois livros até agora , um de 300 e poucas páginas \o/

    Muito legal você fazer um post sobre esse tema , pouca gente conhece esse problema que nós leitores enfrentamos :)

    Abraços , Ana Carolina
    #ClickFB
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/resenha-24-o-doador-de-memorias-lois.html

    ResponderExcluir
  4. Eu acabo de ler um livro e já caio em depre... costumo me entregar e quase sempre me apaixono pelos personagens kkkkk...Últimamente tenho recebido tantas dicas de livros bons, que não quero perder logo a chance de conhecer as histórias e novos personagens para que eu me apaixone novamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu não caio em depressão ao término de um livro, só uma grande tristreza mas que passa logo que começo outro e como geralmente leio indicado por pessoas que ja leram acabo sempre lendo bons livros, boas histórias.bjs
    http://ivamoraes.blogspot.com
    #clikfb
    Iva mendes

    ResponderExcluir
  6. Carambaaa .. tenho até vergonha disso ... hehehe .. estou voltando agora a ler e ainda não sai da pagina 20 .. nunca tive tanto incentivo e tal .. agora como minha filha de 4 anos ama livros e histórias .. ela é que está me dando a vontade de voltar a ler de novo ... bjs

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Liza,
    Nossa eu fiquei assim depois que finalizei Querido John, não achei que fosse me envolver tanto.
    Durante os dias até dava uma fungadinha ao lembrar a história haha
    Livros de suspense também me deixam na ressaca, precisam de mais de um respiro haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa meninas, adorei ver os comentários de vocês e saber um pouquinho como ficam após o término de uma leitura... pensei que isso só acontecesse comigo...kkkk, coisa de leitora apaixonada. Agradeço o carinho de todas e pela cumplicidade em dividirem suas emoções sobre o assunto. Beijos!

      Excluir
  8. Nossa, passei por isso e não sabia que era normal, fiquei tão desanimada, parecia ter me despedido de pessoas queridas, um lugar meu, e um convívio real, mas depois passou...senti isso com uns três livros que foram marcantes na minha vida... Muito legal seu post!
    Alê
    *do #ClickFB, mas não por ele hj, pq não postei link, então é visita de visita kkkkkkk ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, é sempre um prazer sua visita querida... e obrigada por dividir sua experiência como leitora por aqui. Bjos.

      Excluir
  9. Já passei por isso, é duro desapegar do que estava lendo! A dica de outro livro é muito boa!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Paty, quando se já tem uma dica de um outro livro bom, a gente já fica curiosa e sai em frente... rs.

      Excluir
  10. Oi flor ♥
    Aaaaaaaaah, isso sempre ocorre!!!!
    Sempreeee!!!!!
    Acho que o mais forte até hoje foi o "Vidas Secas" do Graciliano Ramos, principalmente, a parte em que a baiana morre e quando o Fabiano apanha do policial...nossa isso ficou meses na minha cabeça.
    Essa sensação é muito intensa!!!!
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ocorre comigo também... Muito difícil desapegar dos personagens, suas atitudes e consequências... Obrigada pela visita, volte sempre. Beijos.

      Excluir
    2. Estou me sentindo tão triste e tão vazia após o término do meu livro, cogito que nunca mais acharei algo parecido. Eu estava tão imersa na história, agora após ler centenas de páginas estou desmoronando literalmente; não acho que relê-lo me ajudará a curar essa imensa dor, só me fará ficar demasiadamente mais triste, mesmo assim, adorei as dicas e vou tentar seguir a diante.

      Excluir
  11. Caramba! Estou passando por isso nesse exato momento, por isso procurei no google e encontrei o seu blog falando sobre esse assunto. Acabei de ler A Mulher do Viajante no Tempo e simplesmente não estou conseguindo me envolver com outra história e é muito ruim querer ler e não conseguir, rsrs.

    ResponderExcluir
  12. KKK, estou passando por isso agora. Terminei de ler Meu Atual Livro Preferido (Livro que Amo muito e terminei recentemente de ler pela primeira vez). Após terminar esse livro fiquei desanimado e triste. Parecia que queria chorar. Sou o tipo de pessoa que queria a continuação de um livro só para ver os personagens envelhecerem. Rsrs, mas obrigado pela ajuda, vou tentar seguir esses passos.

    ResponderExcluir
  13. Gente eu to passando por isso e não sei como acabar com essa sensação...acabei de ler um livro (fanfic) sobre uma garota que tem um filho aos 17 anos(fruto de um estupro) ela luta pra ganhar a vida e pra sustentar seu filho e vai trabalhar como babá de trigêmeos que são filhos de um juíz muito poderoso e arrogante...as crianças são difíceis de lidar pois o pai só trabalha e não tem tempo para os filhos,e toda o clima tenso da mansão (o juíz,as crianças e os empregados da casa) cai sobre ela uma doce garota cuja inocência foi tirada dê um policial corrupto...ao decorrer da história ela se apaixona pelo juiz e se torna uma mãe para os trigêmeos cuja a bióloga morreu dando a luz a ambos e igualmente o juiz amolece o coração e também se torna um pai presente tanto para os filhos quanto para o filhinho da babá...a história é maravilhosa e li os 81 capítulos em 3 dias...agora to to com um vazio no peito sem saber oq fazer ....obs: ( o livro se chama Meritíssimo, autora se chama BielaSwag e se encontra no aplicativo Wattpad)

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei assim por terminar os livros de a seleção da kiera cass, vou seguir o conselho de ler de novo assim eu saio desse estado.

    ResponderExcluir
  15. eu me senti assim depois de terminar para todos os garotos que já ameiii, ai gente sacanagem ter só 3 livros, a história é tão boaaaa

    ResponderExcluir
  16. Terminei de ler a trilogia do povo do ar ( o princípe cruel, o rei perverso e a rainha do nada) e hoje terminei o livro Como o rei de Elfhame aprendeu a odiar histórias ( é muito bom) e estou passando por isso, é muito triste. Eu só queria poder ler a continuação, mas fico na esperança de lançar mais livro desse :)

    ResponderExcluir
  17. Nossa fiquei impressionada com tantas pessoas que passam pela mesma coisa, já tinha passado por essa situação há alguns anos, mas dessa vez tá sendo muito pior, fiquei tão conectada com o livro que parecia fazer parte da minha vida, e agora tô me sentindo desolada, como se tivesse perdido alguém importante, que sensação horrível.

    ResponderExcluir