SHAKESPEARE APAIXONADO

                    Vocês já perceberam que a gente só vê um filme de verdade quando o revê... esses dias resolvi rever alguns e entre eles, SHAKESPEARE APAIXONADO, Oscar de melhor filme de 1998, com a Gwyneth Paltrow (que ganhou um Oscar por esta atuação), Joseph Fiennes, Judi Dench, Colin Firth, Ben Affleck, entre outros.



                      Essa fictícia história de amor, que envolve o maior dramaturgo da história, com uma jovem prometida a outro homem, é um romance engraçado e inteligente. Cheio de referências aos costumes da época em que se passa, apresenta também uma leve crítica à maneira machista como o teatro era tratado. As mulheres eram proibidas de atuar, sendo (os papéis femininos representados por adolescentes do sexo masculino).
                     A trama começa mostrando um jovem Willian Shakespeare (Joseph Fiennes) enfrentando um tremendo bloqueio criativo, justamente quando é pressionado pelo aflito Philip Henslowe, que precisa urgentemente de uma nova peça sob pena de sofrer nas mãos de seus credores. Sem saber que rumos dar à sua nova história, intitulada "Romeu e Ethel, a filha do pirata", o autor frequenta analistas, faz simpatias e busca dicas até mesmo de outros dramaturgos.
                   A situação muda quando ele encontra uma musa inspiradora, a bela Viola de Lesseps (Gwyneth Paltrow), por quem se apaixona perdidamente, sem saber que ela se disfarça de homem, sob o nome de Thomas Kent, para atuar em segredo em suas peças de teatro. Quando o engano é descoberto, eles iniciam um ardente romance, ameaçado pelo fato de a moça ser prometida ao nobre Lord Wessex (Colin Firth). Sua história de amor acaba influenciando sua obra, que passa de uma comédia ligeira - como um cão - como mandava o público, a uma intensa tragédia.
                   O filme, inspirado na famosa dúvida da musa para quem Shakespeare escreveu a maior parte de seus sonetos, é leve, gostoso de assistir, que mostra de maneira divertida e inteligente, os bastidores teatrais. Gwyneth Paltrow faz um delicado trabalho e mostra grande química com o ator Joseph Fiennes. Adorei revê-lo. E para quem nunca assistiu, recomendo!


2 comentários

  1. Olá, tudo bem? Olha, eu posso ver e rever esse filme quantas vezes for, eu sempre vou achar ele chato... A única coisa que eu gosto nele são os olhos incríveis do Joseph Fiennes!!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh... que bom! Pelo menos alguma coisa te agradou nele...

      Excluir