LIVROS QUE VIRARAM FILMES / parte 1


Acho que já deu prá perceber que eu adoro ler! E quando então o livro lido é adaptado para as telonas, fica melhor ainda! São tantos esses livros, que resolvi dividir em parte 1 e parte 2, para não ficar muito extenso a leitura. No post de hoje trago seis desses livros, que eu chamo, maravilhosos, que a gente devora a leitura em poucos dias ou horas, e que se transformaram em filmes de Hollywood.

O primeiro deles é meu queridinho
   "A CULPA É DAS ESTRELAS" de John Green
 Amei do princípio ao fim. O livro narra o romance de dois adolescentes, que se conhecem e se apaixonam em um Grupo de apoio para crianças com câncer.

                SINOPSE 
 Hazel, uma jovem de 16 anos, é obrigada pelos pais a frequentar esse grupo de apoio. E nesse momento que tudo muda. Lá ela conhece um rapaz que foi obrigado a abandonar seu sonho de ser jogador de basquete, após perder uma perna para a doença. Juntos eles vão descobrir e viver um romance com um futuro incerto.

"Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada, com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter."

"Às vezes parece que o universo quer ser notado."


   COMER REZAR E AMAR de Elizabeth Gilbert

                    SINOPSE
 Elizabeth Gilbert que tinha tudo o que qualquer mulher poderia querer, mas sentia-se confusa, triste e em pânico até que decide tomar uma decisão radical. Livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Com ironia, humor e inteligência, a autora nos relata a importância de assumir a responsabilidade pela própria satisfação e parar de viver conforme os ideais da sociedade. No cinema, Julia Robets, divina, interpreta a protagonista.

Os três a seguir são do italiano FEDERICO MOCCIA.


TRÊS METROS ACIMA DO CÉU 
                    SINOPSE
 A paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha de Roma, e Step, um motoqueiro bad boy.
 Os dois jovens tentam se modificar enquanto enfrentam a oposição da família da garota, o estranhamento dos amigos, as dificuldades de acertar o próprio relacionamento e de amadurecer. Entre pegas de moto, festas, brigas, provas de afeto e uma tragédia que mudará para sempre suas vidas, Step e Babi vivem uma incrível história de amor, cheia de reviravoltas.



"DESCULPA SE TE CHAMO DE AMOR" 
                   SINOPSE
Niki é uma bela, divertida e inteligente garota de 17 anos.  Alex é um homem de 37 anos, que separou-se há pouco e sem razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades, vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex e Alex acha Niki divertida. A relação fica cada dia mais intensa, e eles não querem que a diferença de idades atrapalhe o relacionamento, mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance retrata a vontade de reencontrar a própria liberdade, de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções.



SOU LOUCO POR VOCÊ
                  SINOPSE
 Depois de dois anos em Nova York, Step volta a Roma, tentando esquecer um grande amor. Tenta retomar a vida, arranjar um emprego e se relacionar com a família. Percebe que algo mudou dentro de si e ao conhecer Gin, uma garota de 19 anos, linda e irreverente, vê suas esperanças se renovarem e acredita que conseguirá se envolver e se apaixonar. Mas logo vê que não é tão fácil esquecer Babi, quando se depara com ela. 

" Sintonizar... o que quer dizer? Sintonizar é coisa que tem a ver com música. Ou, pior ainda, com circuitos. O amor, porém, é quando você não respira, quando é absurdo, quando sente falta, quando é bonito mesmo que esteja desafinado, quando é loucura... Quando só de pensar em vê-la com outro você atravessaria o oceano a nado." 


ÁGUA PARA ELEFANTES de Sara Gruen
                 SINOPSE
 Conta a história de Jacob, que perde os pais em um acidente e a partir daí tem que aprender a se virar sozinho. Sem saber o que fazer, ele segue com um circo que está na cidade. Mas, acontece que ele se apaixona pela mulher do dono do circo, e agora precisa enfrentá-lo, sendo que se trata de um homem carismático, porém, extremamente perigoso. Nas telonas o ator Robert Pattinson e Reese Whiterspoon dão cara aos protagonistas da história. Gostei bastante da atuação de Pattinson, mostrando uma perfomance bem diferente do então vampiro Edward. 


Embora sabemos que quando um livro tem adaptação para o cinema, o mesmo não o retrata fielmente, embora a proposta  seria esta,  mas, a ideia é pegar a essência da história e, a partir daí o diretor passa a contribuir com sua própria visão dos acontecimentos, que é bem subjetivo. Mas algumas adaptações chegam a ficar melhores que a própria leitura, nos dando uma visão real dos personagens, que somente imaginamos. Mas, como nem tudo é perfeito, algumas adaptações pecam pelo exagero  ou simplesmente por transformar a história original em outra história! Mas, na minha humilde opinião, eu simplesmente adoro ver obras de leitura serem transformadas em grandes produções, com direito a vermos bons atores/atrizes se transformarem em alguns de nossos personagens favoritos do papel.

No próximo post vou trazer mais seis obras da ficção, que foram transformadas em filmes. Aguardem e até lá. Beijocas!

4 comentários

  1. Água para elefantes, dizem que é um "must", né? Obrigatório na lista. Tenho que ver. Acho que não vi nenhum desses. Comer, rezar e amar... esse livro é tema da monografia de um colega, se não estou enganada, ele fala do discurso feminista nele....
    Bjooos [seguindoo]
    www.violetasroxas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, bem-vinda e obrigada por sua visita. Gostei bastante de Água para elefantes, sem falar da participação de Pattinson, rs. Vale a pena ver. Bjos.

      Excluir
  2. Todos os livros que você citou eu estou louca pra ler, principalmente a culpa é das estrelas, todo mundo fala tão bem desse livro <3
    http://8outubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, obrigada pela visita e por seguir o blog. De fato, quanto ao romance de John Green, é uma ótima história e tenho certeza que vc vai gostar. Não deixe de ler! Bjo.

      Excluir